top of page
Buscar

Gecko

  • Foto do escritor: Lucas wilson
    Lucas wilson
  • 16 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

São lagartos pertencentes ao infraorder Gekkota , encontrados em climas quentes em todo o mundo. Eles variam de 1,6 a 60 cm (0,64 a 24 polegadas). A maioria das lagartixas não pode piscar, mas muitas vezes lambem os olhos para mantê-las limpas e úmidas. Eles têm uma lente fixa dentro de cada íris que aumenta na escuridão para deixar entrar mais luz.

Gecko de latidos de carpalambendo sua córnea para limpá-la de poeira

Os gecos são únicos entre os lagartos em suas vocalizações, que diferem de espécie para espécie. Eles usam chilrear ou clicar sons em suas interações sociais e, às vezes, quando alarmados. Eles são o grupo de lagartos mais rico em espécies, com cerca de 1.500 espécies diferentes em todo o mundo. O novo latim gekoko e o inglês "lagartixa" são originários do indonésio - malaio gēkoq , que é imitativo dos sons que algumas espécies produzem.

Todas as lagartixas exceto espécies da família Eublepharidae não possuem pálpebras; em vez disso, a superfície externa do globo ocular tem uma membrana transparente , a córnea . Espécies sem pálpebras geralmente lambem suas próprias córneas quando precisam limpá-las de poeira e sujeira.

Espécies noturnas têm excelente visão noturna; sua visão colorida com pouca luz é 350 vezes mais sensível que a visão colorida humana. As lagartixas noturnas evoluíram a partir de espécies diurnas, que perderam as hastes dos olhos. O olho da lagartixa, portanto, modificou seus cones que aumentaram de tamanho em diferentes tipos, tanto simples quanto duplos. Três diferentes fotopigmentos foram mantidos e são sensíveis a UV, azul e verde. Eles também usam um sistema óptico multifocal que permite gerar uma imagem nítida para pelo menos duas profundidades diferentes.

A maioria das espécies de lagartixas pode perder suas caudas na defesa, um processo chamado autotomia .


Muitas espécies são bem conhecidas por suas almofadas de dedo especializadas que permitem escalar superfícies lisas e verticais, e até atravessar tetos internos com facilidade. Lagartixas são bem conhecidas de pessoas que vivem em regiões quentes do mundo, onde várias espécies fazem a sua casa dentro de habitações humanas. Estes (por exemplo, a lagartixa da casa ) tornam-se parte do zoológico interior e são frequentemente bem-vindos, pois se alimentam de insetos, incluindo mariposas e mosquitos . Ao contrário da maioria dos lagartos, as lagartixas geralmente são noturnas.

A maior espécie, o kawekaweau , só é conhecida a partir de um único espécime empalhado encontrado no porão de um museu em Marselha, na França. Esta lagartixa tinha 60 cm de comprimento e era provavelmente endêmica da Nova Zelândia , onde vivia em florestas nativas. Provavelmente, foi exterminado juntamente com grande parte da fauna nativa dessas ilhas no final do século 19, quando novas espécies invasoras , como ratos e arminhos foram introduzidos no país durante a colonização européia. A menor lagartixa, a jaragua sphaero , tem apenas 1,6 cm de comprimento e foi descoberta em 2001 em uma pequena ilha na costa da República Dominicana.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


  • facebook

©2019 by Répteis são lindos.. Proudly created with Wix.com

bottom of page